Apiário Abelha Rainha - Blog

Informações sobre saúde física, mental e ambiental

A influência do tipo sanguíneo na saúde

dezembro13

O gene para a tipagem sanguíneo ABO localiza-se na perna q do cromossomo número 9, próximo ao agrupamento 34. Então, o endereço do gene para o nosso tipo de sangue é 9q34, onde são encontrados os genes que determinam se você será do Tipo O, A, B ou AB.
Existem relacionamentos estreitos entre o gene do tipo sanguíneo e outros genes que influem de maneira decisiva na saúde e no bem-estar. Por exemplo, em 1984, em um relatório publicado na revista Genetic Epidemiology, pesquisadores revelaram indícios de uma linhagem familiar na qual um gene importante para a suscetibilidade ao câncer de mama está localizado ao lado do grupo q34 no cromossomo 9. Há uma ligação nítida entre tipo sanguíneo e câncer de mama.
Muitos especialistas em nutrição ficam confusos quando ouvem falar na ligação entre tipo sangüíneo e digestão. Isto ocorre porque eles consideram apenas a importância física do tipo sanguíneo como um antígeno de superfície. Na verdade, não é o antígeno do tipo sanguíneo que influencia o nível de acidez no estômago, mas sim o gene do tipo sanguíneo que influencia outros genes aparentemente não relacionados, localizados suficientemente próximos ao gene da tipagem sanguínea ABO, podendo exercer um efeito sobre os níveis de acidez estomacal. Esse fenômeno, chamado ligação genética, ainda não foi bem compreendido, mas é bastante conhecido: muitos genes influenciam as ações de outros genes, aparentemente não relacionados.

posted under Terapias
3 Comments to

“A influência do tipo sanguíneo na saúde”

  1. On dezembro 13th, 2008 at 12:50 Luiz César Says:

    É impressionante como as coisas estão ligadas, tudo que tem no nosso corpo está diretamente conectado. Muito legal esta matéria.

  2. On dezembro 14th, 2008 at 21:04 Regina Says:

    achei muito interessante este site, está de parabéns!

  3. On janeiro 18th, 2009 at 22:01 mazonense Says:

    imprecionante, as coisas acontece tão natural, que não nos interessamos as vezes por determinadas curiosidades, adorei a forma que foi esplanada e explicada , muito aprendi, estão de parabéns!