Apiário Abelha Rainha - Blog

Informações sobre saúde física, mental e ambiental

Como é feita a casa do Marimbondo?

dezembro31

Ninho de Marimbondo
Depende da espécie, mas o material mais usado são as fibras raspadas de troncos e galhos de madeira morta.
É muito difícil estabelecer um padrão de construção para todos, pois só no Brasil existem cerca de 500 espécies de vespas. Algumas delas, por exemplo, incorporam aos seus ninhos materiais como barro a pêlos vegetais.
Marimbondo é o nome popular dado As vespas, um inseto voador parente das abelhas e das formigas - os três fazem parte da ordem dos heminópteros. Esses animais, juntamente com os cupins, são classificados como insetos sociais graças a capacidade de viver em sociedades organizadas em castas - com a presença de uma rainha e várias operárias com divisão clara de trabalho. Entre os marimbondos, uma das espécies mais conhecidas é a Polybia paulista, também chamada de paulistinha. Ela tem o tórax listrado de preto e amarelo e se parece com uma abelha. Essa espécie costuma fazer seu ninho no beiral ou na varanda das casas.
A maioria dos marimbondos constrói ninhos fechados (como é o caso do paulistinha) ou abertos (como o marimbondo-cavalo), mas algumas espécies, como as vespas-solitárias, fazem seus ninhos no chão, como se fossem uma toca. Independentemente do formato, no entanto, os marimbondos procuram lugares abrigados e onde estejam protegidos de predadores - principalmente formigas e pássaros - para fazer suas casas.

4 Comments to

“Como é feita a casa do Marimbondo?”

  1. On janeiro 12th, 2009 at 19:20 anny gabrielle f. aragao Says:

    gostei…muito

  2. On janeiro 18th, 2009 at 22:06 mazonense Says:

    muito interessante, em casa tinha 3 casas de marimbondos, (moro em uma chácara), apareceram umas abelhas… então abandonaram suas casa…porque será?

  3. On fevereiro 15th, 2009 at 14:15 Admin Says:

    Existe uma certa competição entre os animais, talvez isto tenha gerado um afastamento destes marimbondos quando algumas abelhas chegaram no local. Mas deve-se lembrar que os marimbondos são carnivoros e as abelhas se alimentam de nectar e pólen de flores.

  4. On fevereiro 23rd, 2009 at 11:57 Patrícia Almeida da Silva Says:

    Socorro! Alguém me ajude. Minha casa está cheia de ninhos de marimbondo cavalo, eles fizeram ninhos nos buracos dos muros e são extremamente agressivos. Já tomei uma picada e doeu muito, demorou para passar a dor e a coitada da minha mãe já tomou várias ela vive jogando água quente e colocando fogo mas, a quantidade é grande. Eu sei que o IBAMA proteje mas, tenho uma filha de cinco anos, e ela tem o direito de brincar no quintal, né? Já pesquisei em todos os lugares, não encontrei veneno nem alguma solução. Sei que a solução é tampar os buracos mas, como chegar perto sem ser atacada? Alguém pode me orientar? A prefeitura só retira caixa formada.